quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Novos livros

A professora Graça Conceição ofereceu à biblioteca da escola alguns livros que vieram enriquecer o nosso fundo documental e proporcionar aos nossos alunos mais algumas escolhas para as suas leituras.

Aqui ficam os destaques.


As raparigas são o máximo
Anne Driscoll
Temas e Debates
2001
Este livro fala de várias raparigas que referem a relação que têm com as suas amigas, a família, os professores, os colegas e também sobre elas mesmas. Como muitas raparigas, têm várias dúvidas: Era melhor ter nascido rapaz? Porque é que os rapazes podem praticar mais desportos do que as raparigas? E aponta várias respostas para estas perguntas e muitas mais.


E quem disse que para ser gira é preciso sofrer?
Kaz Cooke
Editorial Presença
2003
Um título que retrata os eternos problemas da adolescência, aquela fase em que tudo parece assustador. É o corpo a transformar-se, as borbulhas a aparecer, os rapazes a olharem para as raparigas e, claro, as raparigas a elegerem os seus namorados. Por isso os adolescentes e sobretudo as adolescentes querem sempre estar perfeitas, com um corpo e uma cara magníficos. O que nem sempre é possível e este livro mostra que não é necessário ser linda de morrer para conseguir as mesmas coisas das raparigas que o são. Ou aparentam ser. Pois, por vezes, o interior é esquecido em detrimento exclusivo da imagem.


Amigas para sempre
Paula Danziger, Ann M. Martin
Editorial Presença
2002
Amigas inseparáveis, Elizabeth e Tara Starr são duas raparigas totalmente diferentes. Uma é extrovertida, filha única, e gosta de ser o centro das atenções. Outra é tímida e envergonhada. Mas fazem tudo juntas, apesar das diferenças que as separam. Um dia, Tara muda de cidade com os seus pais e esta amizade mantém-se, mas agora através de cartas. Passam a fazer confidências e relatos uma à outra através da assídua correspondência que trocam. Claro que os temas das conversas só podiam ser sobre rapazes, rapazes, rapazes e também acerca de problemas familiares. Um livro muito divertido, cheio de humor, que retrata a vida de duas adolescentes, os seus medos, inquietações, sonhos e desejos.


O primeiro ano de uma escola fantástica
Margarida Fonseca Santos
Editorial Presença
2003
O Colégio das Artes abria as suas portas pela primeira vez a um projecto de ensino artístico, nunca antes experimentado em Portugal. Além das aulas comuns a todos os cursos, e das aulas individuais, todas as semanas se juntavam todos os cursos numa única aula para que os alunos pudessem trocar entre si as diferentes formas de viver a arte. E foi assim que Tiago, de Desenho, descobriu que afinal gostava era de Teatro. E que Teresa, cuja paixão era a música clássica, se rendeu aos encantos dos sons jazzísticos. Nesta escola todos descobriram coisas novas, desde os professores aos alunos, formando uma verdadeira comunidade, onde o lema era o fascinante encontro entre as artes.



Se o Cupido me desse uma mãozinha!...
Joan Bauer
Editorial Presença
2003
Véspera do Baile dos Namorados e A.J. (Alison Jean) defronta-se com o maior dilema da sua existência: não tem acompanhante para ir ao baile! É sempre assim, A.J. só se apaixona pelos rapazes mais bonitos e concorridos do liceu, e depois fica apanhada nas garras dos amores platónicos não correspondidos e sofre...sofre... sofre... Desta vez o eleito é Peter Terris, um verdadeiro Apolo de carne, que anda a pôr em órbita a cabecinha desta adolescente de dezassete anos! As esperanças de captar a atenção do belo Peter eram mínimas, ou quase nenhumas, até o dia em que A.J. encontra, por acaso, um ser pequenino e com asas, que traz um arco ao ombro e um saquinho cheio de setinhas envenenadas com a poção do amor... um cupido a sério!!!


Estudar com uma perna às costas
Frank McGinty
Temas e Debates
2003
Este livro ensina a estudar, a ser organizado, flexível, a trabalhar seguindo uma rotina e que o segredo está em descobrir qual é a maneira de aprender que mais convém a cada um.

Sem comentários: